terça-feira

António Lobo Antunes escolhe Biblioteca de clássicos


Queres ter uma biblioteca de clássicos?

Não é uma biblioteca qualquer. É uma colecção de livros de bolso escolhidos por António Lobo Antunes . A Morte de Ivan Ilitch de Tolstoi e Sapho de Daudet são as duas primeiras opções do autor de O meu nome é Legião. Com a chancela Booklet, a editora é a Dom Quixote.

A colecção Biblioteca de Autor contará com 50 clássicos. Os próximos livros a publicar serão Ilusões Perdidas, de Honoré de Balzac, A Consciência de Zeno, de Ítalo Svevo, A Letra Encarnada, de Nathaniel Hawthorne, Billy Budd, de Herman Mitchell, e O Coração das Trevas, de Joseph Conrad.

Todos os livros contam com um prefácio curto de António Lobo Antunes.

Sobre A Morte de Ivan Ilitch, este escritor escreve:

«Tudo o que somos se acha em poucas páginas, escrito de uma forma magistral. Li-as, maravilhado, umas vinte ou trinta vezes, continuarei a lê-las, maravilhado, até ao fim dos meus dias. Maravilhado, exaltado, comovido, a perguntar-me como é que ele conseguiu. E conseguiu. Reparem no que Tolstoi faz com as palavras e como nos retrata, de corpo inteiro, no mais íntimo de nós mesmos.»

Sobre Sapho, escreve:

«…uma obra extraordinária, de uma imensa felicidade de expressão. E isto, para além de muito trabalho, exige um talento e uma capacidade de entender os mecanismos da alma que só um artista de eleição é capaz.»


Esta é uma excelente oportunidade para montar uma biblioteca de clássicos, com capas bonitas e com preços razoáveis, a rondar os 7 euros.
Continuas aí parado?


Sem comentários:

pensando bem...

"A virtude é como o segredo: oculto, conserva-se; manifesto, perde-se."
(S, IV, p.78. P. António Vieira)