terça-feira

não me lixem...

Coimbra, 10 de Fevereiro de 2009

Ao fim de 5 dias sem recolha do lixo na minha rua, resolvi ligar para a entidades (in)competentes a fim de informar/reclamar de tal facto.
Sim! 5 dias.


Liguei por volta das 14.00 horas para a ERSUC - Resíduos Sólidos do Centro, SA. A senhora que me atendeu informou-me que a minha rua não era abrangida pela recolha de resíduos por parte desta empresa. Sugeriu-me que ligasse para a Câmara Municipal de Coimbra. Assim o fiz.
Atendeu-me uma voz feminina:

- Boa tarde!
- Boa tarde! Posso falar com o responsável pelo Departamento de Higiene?
- Ainda não chegou.
- A que horas chega?
- Não sei.
- Não sabe? Então qual é o horário do responsável?
- Nem eu sei.
- Então quem sabe?
- ...
Virou-se para o lado e tapou mal o fone e disse:
- é um senhor a reclamar que há 5 dias que não recolhem o lixo na rua onde mora.
E a voz de um homem disse:
- aponte os dados do senhor e diga-lhe que a responsável telefona-lhe depois.
A telefonista ficou com o n.º do meu telemóvel para me contactarem depois. Acedi. Perguntei com quem estava a falar e também o nome da pessoa responsável. Respondeu-me que se chamava TrimTrim (nome alterado por mim), que era telefonista e a responsável era a D. BlaBla (nome alterado por mim).
Mais tarde, ligou uma senhora e falou em tom de despachar:
- então diga lá!
Perguntei se era a responsável do serviço de recolha do lixo e informou-me que não era, mas que preenchia o documento respectivo com minha informação e que entregava no serviço de higiene.
Disse-lhe o que se passava e rapidamente disse:
- já apontei, obrigado!
Reparando na sua pressa e antes que desligasse, perguntei se estava a falar com a D. BlaBla. Hesitou e respondeu:
- Sim! Ah, diga-me também o seu nome e contacto.

Quando cheguei à minha rua, por volta das 19.00 horas estava tudo limpinho.

Não sei se tive influência na acção, mas que resultou, resultou.



Sem comentários:

pensando bem...

"A virtude é como o segredo: oculto, conserva-se; manifesto, perde-se."
(S, IV, p.78. P. António Vieira)